História da cidade de Alto Taquari

Brasão da cidade de Alto TaquariNesta página, você taquariense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Alto Taquari Mato Grosso - MT Histórico A primeira denominação da localidade foi Cabeceira, após alguns anos, passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente do rio Taquari, que fica muito próxima à sede municipal. Povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste da taquara, abundante na região do rio Taquari, para fabricar cachimbos e flechas. A denominação Alto Taquari foi escolhida através da Associação de Amigos, depois de ampla discussão com os moradores da cidade. Cogitou-se, também, a possibilidade do nome da cidade ser São José do Taquari, em homenagem ao santo padroeiro São José, e ao rio Taquari. A cabeceira do ribeirão Furnas, tributário do rio Taquari, que contribui para a Bacia do Prata, é o ponto mais meridional de Mato Grosso. Em 07 de maio de 1938, foi criado o distrito policial de Alto Taquari, e o distrito de Paz, em 17 de outubro de 1958. No dia 13 de maio de 1986, pela Lei nº 4.993, foi criado o município de Alto Taquari. Gentílico: taquariense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Taquari (ex-povoado), pela lei estadual nº 1118, de 17¬-10-1958, subordinado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Taquari figura no município de Alto Araguaia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983. Elevado à categoria de município com a denominação de Alto Taquari, pela lei estadual nº 4993, de 13-05-1986, desmembrado do município de Alto Araguaia. Sede no atual distrito de Alto Taquari. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. Alteração toponímica distrital Taquari para Alto Taquari, alterado pela lei estadual nº 4993, de 13-05-1986.

Confederação Nacional de Municípios