História da cidade de Vicentina

Brasão da cidade de VicentinaNesta página, você vicentinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vicentina Mato Grosso do Sul - MT Histórico A antiga comunidade teve origem em 1951 no governo de Eurico Dutra, a partir de colonizações agrícolas realizadas às margens do rio Dourados na altura da MS/376 (rodovia que liga Dourados a Glória de Dourados). Os primeiros ocupantes eram principalmente migrantes do interior paulista que vieram atraídos pela excelente qualidade da terra. A distribuição de terras naquela época era feita com a presença do colono, que também ajudava a abrir picadas e em seguida recebia o protocolo do seu lote. Por Vicentina estar situada a 10 km da margem direita do Rio Dourados e possuidora de solos férteis atraiu muito interesse de fixação dos que por aqui passavam. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Vicentina (ex-povoado), pela Lei nº 2095, de 20012-1963, subordinado ao município de Vila Brasil. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Vicentina figura no município de Vila Brasil. Pela Lei Estadual nº 2591, de 31-12-1965, o município de Vila Brasil tomou a denominação de Fátima do Sul. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Vicentina figura no município de Fátima do Sul (ex-Vila Brasil).. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983. Elevado à categoria de município com a denominação de Vicentina, pela lei estadual nº 725, de 20-06-1987, desmembrado do município de Fátima do Sul. Sede no antigo distrito de Vicentina. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede. Pela lei nº , , foram criados os distritos de São José e Vila Rica e anexados ao município de Vicentina. Não existe legislações para estes distritos. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Vicentina, São José e Vila Rica Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

www.vicentina.ms.gov.br/historia.php