História da cidade de Matutina

Brasão da cidade de MatutinaNesta página, você matutinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta de 1850 uma prolífera família se estabeleceu no local onde, mais tarde, surgiu um povoado. A tradição conservou o nome de João Pimenta, Sebastião Pimenta, Serafim Pimenta e Pedro Pimenta, constituindo, o nome dessa família o primeiro topônimo. O arraial dos Pimentas teria surgido pela criação de um cruzeiro eqüidistante das diversas fazendas dos irmãos. Posterior à criação do cruzeiro, houve a doação de terreno por parte de João Pimenta e de José Martins à Nossa Senhora da Abadia; na gleba doada, onde já se erguia o cruzeiro, foi construída a primeira capela e as primitivas moradias. Então surgiu o arraial. A capela desapareceu, sendo construído um cinema no local. Boa parte da população descende da primitiva família dos Pimentas, entrelaçada, mais tarde, com a família Franco, oriunda de Pará de Minas e que igualmente ali se radicou. O topônimo Matutina foi dado, em 1943, em homenagem ao coronel Olímpio Alves Franco, que era dono de uma propriedade rural assim denominada, quando o povoado foi elevado à categoria de distrito. A atual igreja Matriz foi construída em 1914, quando foram dados os primeiros passos, sendo entregue aos fiéis em 1951, quando ficou terminada.

Matutina (MG). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 26 p. 78 Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_26.pdf. Acesso em: maio 2015.