História da cidade de Malacacheta

Brasão da cidade de MalacachetaNesta página, você malacachetense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os fundadores de Malacacheta foram Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra, Marçal Luiz Pego e outros aos quais é atribuído o primeiro contato com os índios maxacalis que habitavam a região onde hoje se encontra a sede municipal. Esses elementos conseguiram obter a confiança dos silvicolas mediante um trabalho de catequese bem realizado e que resultou na cessão, por partes dos índios, de uma grande faixa de terras, onde se iniciou o povoado. Isto aconteceu por volta de 1874, quando o novo núcleo, em pleno desenvolvimento, recebeu a visita do Cônego Benicio José Ferreira, Vigário da paróquia de Capelinha da Graça. E m homenagem e retribuição à colaboração espontânea recebida dos silvicolas maxacalis, sugeriu aquele sarcedote fosse dada ao lugar a denominação de Santa Rita de Malacacheta. Iniciou-se a construção de uma capela, que, após concluída, foi entregue à direção do Sr. Luiz Rodrigues da Cruz. O povoado cresceu rapidamente e em 17 de outubro de 1886, foi fundada a paróquia de Santa Rita de Malacacheta, tendo sido seu primeiro Vigário o Revmº Padre Cirilo de Paula Freitas, mais tarde bispo de Corumbá, em Mato Grosso. Em 14 de setembro de 1891, pela Lei estadual nº 2, com a denominação de Malacacheta, foi o povoado elevado à categoria de distrito, subordinado a circunscrição administrativa de Nossa Senhora de Filadelfia, hoje Teofilo Otoni. O primeiro juiz de Paz foi o cidadão Marção Luiz Pego. O distrito foi elevado à categoria de municipio, em 7 de setembro de 1923, pela Lei Estatudal nº 843, composto dos seguintes distritos: Malacacheta, Novilhona, Setubinha, e Trindade atual Jaguaritira. A instalação verificou-se em 14 de setembro de 1924. A primeira Câmara Municipal, também foi instalada na mesma data, teve como Presidente o cidadão Juscelino Aarão Ferreira dos Santos e como Vice-Presidente Fulgêncio Fernandes Abrantes. Os nascidos aí são chamados de malacachetenses.

IBGE