História da cidade de Luz

Brasão da cidade de LuzNesta página, você luzense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Luz Minas Gerais - MG Histórico Por volta do ano de 1780, no âmbito da frequesia de Bambuí, existiam duas fazendas denominadas Cocais e Camargos, de dois grandes fazendeiros descendentes de bandeirantes paulistas. Não possuíam as duas fazendas, divisas bem demarcadas entre si, e isso gerava descontentamento em ambas as partes. Para que a questão fosse resolvida a contento, a esposa de um deles fez uma promessa à Nossa senhora da Luz, a fim de se chegar a uma decisão amigável. Certa manhã, conforme combinaram, os fazendeiros coronel Cocais e coronel Camargos, partem, cada um de sua residência, e cavalgam, um em direção ao outro, até se encontrarem próximo ao ribeirão Jorge Pequeno. No local do encontro, fixaram um marco divisório, e mandaram erigir uma capela em devoção à padroeira Nossa Senhora da Luz. Nas proximidades do local, havia um olho d'água represado por um aterro, denominado refego, que abastecia o pequeno povoado formado em volta da capela o que explica a origem do nome Nossa Senhora da Luz do Aterrado. O ciclo de progresso tem início com a implantação do Bispado do Aterrado. Gentílico: luzense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Luz do Aterrado, pela Lei Provincial nº 764, de 02-05-1856. Elevado à condição de cidade, com a denominação de 'Luz' pela Lei nº 843, de 07-09-1923. Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 2 distritos: Luz e Esteios.

Prefeitura Municipal de Luz; Biblioteca Pública de Luz