História da cidade de Lavras

Brasão da cidade de LavrasNesta página, você lavrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O Arraial de Sant?Ana das Lavras do Funil teve sua fundação na primeira metade do século XVIII. Os primeiros habitantes estavam empenhados na busca pelo ouro. A escassez do metal, no entanto, fez com que a agricultura e a pecuária despontassem como as principais atividades da região. Passando à condição de vila, em 1831, o povoado não parou de crescer. Já em 1868, Lavras obteve sua emancipação política e administrativa, vindo a se consolidar como uma das principais cidades de Minas Gerais. O município de Lavras, após as separações político-administrativos de 1938, 1943, 1948 e início dos anos 1960, foi perdendo seus distritos para municípios vizinhos recém-criados, sendo atualmente composto por distrito único, contando apenas com a aglomeração urbana da sede.

Lavras (MG). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.lavras.mg.gov.br/?page_id=39. Acesso em: ago. 2015.