História da cidade de Imbé de Minas

Brasão da cidade de Imbé de MinasNesta página, você imbeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Imbé de Minas Minas Gerais - MG Histórico A vila que se dava o nome de Patrimônio das Umbaúbas foi fundada por Manoel Joaquim Teodoro, Joaquim Valério, Luíz Carvalho Veríssimo, Augusto da Silva e outros. No início Luíz Carvalho Veríssimo, Augusto da Silva, entraram em uma localidade onde era a fazenda de Joaquim Camilo. E por ali construíram suas casas e financiaram as primeiras culturas de cereais. Mas tudo mudou em 1889, quando Manoel Joaquim Teodoro entrou e abriu as densas matas, juntamente com seus companheiros, margearam e deram o nome de Córrego das Umbaúbas. Este nome foi dado por causa da quantidade de Umbaúbas que existia naquela localidade. Com o início do trabalho ergueu-se logo em seguida um cemitério. Passados alguns anos, com o aumento da população, foi construída outra igreja por João da Cruz, Manoel Fernandes da Trindade e João Gonçalves Leite. No início, quando a instrução escolar começou, foram contratados professores particulares por Manoel Joaquim Teodoro, até que foi construído pelo mesmo, um bom prédio escolar pertencente ao Estado. Em 1906, com o passar dos anos, o patrimônio das Umbaúbas foi medido e neste mesmo ano passou a ser chamado Santana de Imbé. Sant'Ana era o nome da nova igreja que haviam construído, à antiga era dado o nome de capela N. Sª. das Graças. Formação Administrativa Em 1939, foi considerado o pequeno distrito, como Vila de Imbé. Com melhoramentos da eletricidade, grupo escolar, a casa dos Vincentinos, o novo cemitério, várias casas comerciais, farmácias e um hospital em construção. A Vila foi emancipada em 21 de dezembro de 1995.

Val, Lázaro Denizart do. Cronologia da Região do Caratinga. Caratinga, MG: Editora Gráfica Alvorada, 1972. p. 65.