História da cidade de Belmiro Braga

Brasão da cidade de Belmiro BragaNesta página, você belmirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Belmiro Braga Minas Gerais - MG histórico Conta-nos a história que um dos mais antigos moradores da localidade foi o Guarda-Mor Mariano de Cerqueira Carneiro, originário de Portugal, que lá se estabeleceu iniciando o plantio de cereais. Posteriormente, requereu a sesmaria onde morava, adquirindo mais tarde, outras duas sesmarias. O arraial começou a povoar-se por volta de 1852. No local, existia a fazenda denominada Boa Vista, de propriedade de Joaquim Garcia de Oliveira, que mais tarde foi adquirida por Joana Claudina de Jesus, doadora para a criação do povoado de quatro alqueires de terra à Santana, hoje padroeira da cidade. Outros moradores se radicaram à região, adquirindo terras e ali se fixando, na sua maioria portugueses ou descendentes. Mais tarde, também chegaram os italianos que muito contribuíram para o progresso do lugar. O topônimo originou-se de homenagem ao grande poeta Belmiro Braga, nascido nesta localidade. Gentílico: belmirense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Vargem Grande, pela lei provincial nº 2921, de 26-09-1882, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Juiz de Fora. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Vargem Grande figura no município de Juiz de Fora. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Vargem Grande passou a denomina-se Ibitiguara Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ibitiguara ex-Vargem Grande permanece no município de Juiz de Fora. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Belmiro Braga, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Juiz de Fora. Sede no atual distrito de Belmiro Braga ex-Ibitiguara. Constituído de 3 distritos: Belmiro Braga, Porto das Flores e Três Ilhas (ex-São José das Três Ilhas, todos desmembrados de Juiz de Fora. Instalado em 01-03-1963. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Belmiro Braga, Porto das Flores e Três Ilhas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Vargem Grande para Ibitiguara alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943. Ibitiguara para Belmiro Braga alterado, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962.

IBGE