História da cidade de Rubiataba

Brasão da cidade de RubiatabaNesta página, você rubiatabense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Rubiataba foi primitivamente habitada por pessoas dedicadas à formação de lavouras, registrando-se os pioneiros: José Custódio, Manoel Francisco do nascimento e Gabriel Pereira do Nascimento, que chegaram à região em 1945. O projeto do núcleo populacional surgiu, efetivamente, em 1949, por iniciativa do Governo do Estado, objetivando a criação de uma colônia agrícola na mata de São Patrício. Em 1950, iniciou-se, sob planificação, a construção da colônia, com o nome de Rubiataba (rubiácea = café; e taba = aldeia), em virtude da existência do cafezal nativo, cultura que dominou a região na época. Uma área de 150.000 ha de terras de cultura foi dividida em 3.000 quinhões de 10 alqueires goianos, doados aos agricultores vindos de várias partes do país.

Rubiataba (GO). Prefeitura. Disponível em: http://www.rubiataba.go.gov.br/pagina/181-historia-de-rubiataba. Acesso em: maio 2017.