História da cidade de Posse

Brasão da cidade de PosseNesta página, você possense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No início do século XIX, Arraial de Posse foi fundado por imigrantes nordestinos que, fugindo da seca, procuravam terras para o cultivo de cereais. A região era conhecida por Buenos Aires e situava-se abaixo da confluência do Rio Prata com o Corrente. O pastoreio, o curral, a lavoura e o engenho constituíram as bases econômicas da povoação. A malária provocou a decadência do povoado, logo nos primeiros anos de sua fundação, e a consequente retirada dos habitantes para a zona da chapada, fronteiriça à Serra Geral ou das Araras. Foi onde se formou o novo povoado de Posse, nome decorrente do ?apoderamento? da área à margem do Córrego Passagem dos Gerais. Nazário da Silva Ribeiro, o fundador, construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana, em torno da qual surgiram várias moradas. Com o desenvolvimento da indústria rural, agricultura e criação de gado, o povoado tornou-se distrito em 1855. Sua autonomia municipal foi concedida em 1872, com a nova denominação de Nossa Senhora Santana de Posse, mais tarde mudado para Posse, o nome original. No final da década de 1970, o desenvolvimento da cidade foi impulsionado com a inauguração da rodovia Brasília - Salvador, que passa pelo município.

Posse (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://posse.go.gov.br/index.php/cidade. Acesso em: maio 2017.