História da cidade de Vila Valério

Brasão da cidade de Vila ValérioNesta página, você vila-valeriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A colonização de Vila Valério, teve início em 1939 pelo engenheiro polonês Esteves Bonislau Riszcik, que chefiava a companhia polonesa para a demarcação das terras da atual Vila Valério. Devido à invasão da Polônia, em 1939, por Adolf Hitler dando início a segunda guerra mundial, não foi possível que os poloneses viessem para essa região. Foi então colonizada por mineiros e imigrantes italianos e pomeranos (Alemães) vindos do sul do estado. Vila Valério recebeu esse nome em homenagem ao advogado polonês Dr. Walerjan Koszarowski que muito se empenhou em combater a malária (epidemia da época).

Vila Valério (ES). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.vilavalerio.es.gov.br/download/pagina_historia.pdf . Acesso em: jan. 2015