História da cidade de São José do Calçado

Brasão da cidade de São José do CalçadoNesta página, você calçadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São José do Calçado Espírito Santo - ES Histórico Graças à coragem de dois sertanejos - Marciano Lúcio e o caboclo Valério - e a liberalidade do coronel José Dutra Nicácio de Minas Gerais, senhor de grandes extensões de terras, formou-se, nos limites com o Rio de Janeiro, o arruado que mais tarde se transformaria no município de São José do Calçado. O topônimo, reza a tradição , resultou de a população local ter adquirido na Corte pequena imagem de São José, na qual vieram, justaposta, duas sandálias. Na área doada pelo coronel José Dutra foi lançado, a 07-11-1855, o marco da povoação. Nos primórdios de sua formação e depois, no curso de sua evolução política como povoado, distrito de paz, vila, município, cidade e comarca, São José do Calçado pertenceu a vários municípios, até firmar independência. Sua elevação a sede de distrito data de 16-11-1871 (Lei número 11) e à categoria de vila, de 11-11-1890 quando foi desligado o território do de Cachoeiro de Itapemirim e, pelo decreto nº criado o município, instalado a 15-03-1891. Gentílico: calçadense Formação Administrativa Distrito com a denominação de São José do Calçado, por lei provincial nº 11, de 16-11-1871, subordinado ao município de São Pedro de Itabapona. Elevado à categoria de vila com a denominação de São José do Calçado, por decreto nº 53, de 11-11-1890, desmembrado de São Pedro de Itabapoana. Sede na antiga vila de São José do Calçado. Constituído de 2 distritos: São José do Calçado e Palmital. Instalado em 15-03-1891. Pela lei municipal de 05-04-1895, são criados os distritos de Alto Calçado, Barra do Calçado e Jardim e anexados ao município de São José do Calçado. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 5 distritos: São José do Calçado, Alto Calçado, Barra do Calçado, Jardim e Palmital. Pela lei estadual nº 1384, de 05-07-1923, a vila de São José do Calçado passou à condição de cidade. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de São José dos Calçado é constituído de 5 distritos: São José do Calçado, Alto Calçado, Barra do Calçado, Jardim e Palmital. Pelo decreto-lei estadual nº 9941, de 11-11-1938, o distrito de Jardim passou a denominar-se Bom Jesus do Norte. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: São José do Calçado, Alto Calçado, Barra do Calçado, Bom Jesus do Norte ex-Jardim e Palmital. Pelo decreto-lei estadual nº 15177, de 31-12-1943, é extinto o distrito de Barra do Calçado, sendo seu território anexado ao distrito sede de São José do Calçado e Bom Jesus do Norte. Sob o mesmo decreto o distrito de Palmital passou a denominar-se Arituba. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: São José do Calçado, Arituba ex-Palmital, Alto Calçado e Bom Jesus do Norte. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 4 distritos: São José do Calçado, Arituba, Alto Calçado e Bom Jesus do Norte. Pela lei estadual nº 1911, de 13-12-1963, desmembra do município de São José do Calçado o distrito de Bom Jesus do Norte. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído de 3 distritos: São José do Calçado, Arituba e Alto Calçado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE