História da cidade de Brejetuba

Brasão da cidade de BrejetubaNesta página, você brejetubense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta do ano de 1880, as terras onde hoje se situa a sede do município de Brejetuba foram doadas pelo estado do Espírito Santo à Companhia Brasileira Torrens e com o desaparecimento quase que total dos índios, pessoas de várias regiões que buscavam terras férteis para o cultivo de grãos e cereais, bem como para a criação de gado e outros, fixaram residência na região. Com a criação do município de Afonso Cláudio, em 20 de novembro de 1890, a vila ainda chamada de Brejaúba, passou a integrar o município recém-criado. A missa celebrada pelo padre Carlos José Ernesto Leduc é considerada por muitos o primeiro passo para a criação da pequena vila de Brejaúba. Nesta época, as famílias Cardoso, Dias, Valeriano, Belarminio e Firmino Mariano povoavam o lugar. Muitos lutaram para que se criasse o distrito, destacando-se os cidadãos Antônio Silvério Filho, Apolinário Dias Pimenta, Almo Teixeira de Queiros, José Olinto Badaró e João Olinto Badaró. O topônimo é devido a uma palmeira da região.

Brejetuba (ES). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.brejetuba.es.gov.br/historia.asp?id=3. Acesso em: abr. 2017.