História da cidade de Xique-Xique

Brasão da cidade de Xique-XiqueNesta página, você xiquexiquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região era habitada primitivamente pelos índios massacarás, pontás, aracajás e amoipiras. Por volta da década de 1540, sertanistas à procura de ouro iniciaram o desbravamento do Vale do São Francisco. Formaram-se fazendas à margem direita do rio, em terras basicamente pertencentes às famílias Casa da Ponte e Mestre de Campo Guedes de Brito. Na segunda metade do Século XVI, em terras do Coronel Garcia D?Ávila, da Casa da Ponte, iniciou-se o arraial Xique-Xique. Situava-se na Ilha do Miradouro, nome originário da expressão popular daqui miro o ouro nas serras. Edificou-se ali a capela de Santa Ana. Mais tarde, construiu-se a capela de Senhor do Bonfim em terra firme, à margem da Ipoeira, na fazenda Praia, de propriedade de Sebastião José de Carvalho. Formou-se novo núcleo populacional. Os habitantes da Ilha do Miradouro foram-se transferindo para o local. A origem do topônimo foi a grande quantidade dos cactos xique-xiqu?, encontrados pelos primeiros povoadores.