História da cidade de Tapiramutá

Brasão da cidade de TapiramutáNesta página, você tapiramutaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro. O lugarejo recebeu a denominação de Palha por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência dessas palhoças feitas pelos caçadores. Ali pelo ano de 1901, o cidadão Hilário Bispo, construiu a primeira casa de telha, na praça que hoje tem o nome de Eliodório Nery. Em seguida construíram-se muitas outras. Outros que por aqui foram chegando, iniciaram novas construções, das quais devemos destacar as seguintes: uma capela que foi coberta de palhas e um barracão, onde o povo começou se reunia para a feira-livre. Na citada capela foi celebrada a primeira missa, no ano de 1913, pelo Padre de Mundo Novo, José Dias, segundo depoimento de D. Maximiana Barbosa. Mais tarde foi construído um templo na praça que hoje tem o nome de João Américo de Oliveira, coberta de telha, no qual foi sepultada a primeira esposa do Sr. Hilário Bispo. Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera D?anta. O topônimo Tapiramutá é de origem indígena e Espera de Antas.

Tapiramutá (BA). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.tapiramuta.ba.gov.br. Acesso em: maio 2011.