História da cidade de Laje

Brasão da cidade de LajeNesta página, você lajista ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo antigos moradores da região, por volta de 1850, uma enchente que desviou o curso do rio Jiquiriçá provocou total destruição de um pequeno povoado que existia na sua margem direita. Os moradores do local reuniram-se e construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, dando início, assim, a um novo povoado, na margem esquerda do rio, e um pouco abaixo da Cachoeira do Estouro. Em virtude da existência de enormes lajedos nas proximidades, o povoado passou a denominar-se Nova Laje. A povoação progrediu com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro de Nazaré, em 1901, ampliando-se bastante o número de habitação em torno da Estação Ferroviária ali edificada.

Laje (BA). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.laje.ba.gov.br . Acesso em: maio 2011.