História da cidade de Guanambi

Brasão da cidade de GuanambiNesta página, você guanambiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1870, deu-se início à povoação do atual território de Guanambi, às margens do rio Carnaíba de Dentro, com a doação de uma parte da fazenda Carnaíba, feita pelo seu proprietário Joaquim Dias Guimarães à freguesia criada nesse mesmo ano sob a invocação de Santo Antônio, e subordinada à paróquia de Monte Alto, em cujo local foi erguida a primeira igreja, tomando o lugar o nome de Beija-Flor. A partir dessa data foi crescendo a população da nova freguesia, constituída, inicialmente, das famílias de João Pereira da Costa, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na Região.

Guanambi (BA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 20 p. 244-248. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_20.pdf. Acesso em: ago. 2015