História da cidade de Candeias

Brasão da cidade de CandeiasNesta página, você candeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A origem do município de Candeias data de meados do século XVI, tendo surgido das terras conhecidas como Matoim, sesmaria importante naquele período pois abrigava os Engenhos de Cabôto e freguesia, oriundos das terras dos Engenhos Pitanga e da Freguesia de Nossa Senhora de Encarnação do Passé. Essas localidades deixaram uma marca significativa de uma época na qual predominava o ciclo da Cana-de-Açúcar, etapa fundamental na formação da Bahia, principalmente do Recôncavo, determinante na estruturação ética e cultural da população local, como também de suas características sócio-econômicas. A origem do nome Candeias simboliza luz.

Candeias (BA). Prefeitura. 2009. Ofício encaminhado ao IBGE contendo o histórico do município.