História da cidade de Porto Grande

Brasão da cidade de Porto GrandeNesta página, você portograndense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Localizado na região central do Estado, o município de Porto Grande está localizado a 108 quilômetros de Macapá, do qual foi desmembrado em 1992. Dizem que era uma colônia tão próspera em termos de produção agrícola que o comércio da produção lembrava um grande porto. Outra versão afirma que o nome veio de uma mercadoria chamada Porto Grande. O município se destaca como produtor de abacaxi, laranja e milho. São prósperas as criações de bovinos, bubalinos e suínos. Destaca-se também o setor extrativista vegetal, a exploração do pinho (pinus) para a fabricação de papel. É também produtor de areia e seixo.

Porto Grande (AP). Prefeitura. [2017].