História da cidade de Tefé

Brasão da cidade de TeféNesta página, você tefeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Habitavam primitivamente na região os índios Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Juris, Jurimaguas, Tupebas ou Tupibàs. A ambição territorial da Espanha no Amazonas nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. Nesse propósito, fundaram-se várias aldeias por aquele religioso à margem do Solimões nos fins do sec. XVII, sendo Tefé uma delas. Em 1708, o governo do Grão-Pará enviou uma tropa sob o comando do Capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar as ditas aldeias, das quais era então responsável o padre João Batista Sana. O padre, simulando obediência à ordem de retirar-se, seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, investiu contra as aldeias e aprisionou o comandante e muitos soldados da tropa inimiga. Resolveu então o governador do Grão-Pará enviar no ano seguinte nova expedição ao Solimões, cujo comando foi confiado ao experimentado sargento José Antunes da Fonseca. Coube a vitória às forças portuguesas, que aprisionaram, entre outros, o padre Sana. Essas lutas trouxeram a devastação para as aldeias, cujos remanescentes, o Frei André da Costa reuniu na ilha dos veados e trouxe para Tefé. Isto ocorreu em 1718. O topônimo Tefé é de origem nheengatu e significa profundo.

Biblioteca virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: mar. 2012.