História da cidade de Presidente Figueiredo

Brasão da cidade de Presidente FigueiredoNesta página, você figueiredense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As origens do município prendem-se principalmente à Novo Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus, cuja vizinhança foi influente no desenvolvimento da região. Os primeiros assentamentos populacionais nesses polos datam de 1657, para o local, onde hoje é a cidade de Manaus, e de 1668, onde hoje é a sede de Novo Airão. Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. O topônimo é uma ao primeiro presidente da província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha.

Biblioteca virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: mar. 2012.