História da cidade de Pauini

Brasão da cidade de PauiniNesta página, você pauiniense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os nordestinos, principalmente os cearenses, foram os pioneiros dos povoamentos de várias águas do Amazonas. Na zona do rio Purus, esse povoamento iniciou-se às margens do grande rio, nas primeiras décadas da segunda metade do século XVIII e pouco depois se estendeu aos afluentes caudalosos. Habitavam primitivamente a região os índios Pamaris, Catuquinas, Purupurus, Cucamas, Jamadis, Canamaris entre outros. Em 1949, chegaram a Terruaã alguns padres da Ordem Monástica dos Recoletos de Santo Agostinho e edificaram uma capela provisória, que foi inaugurada em 15 de agosto do mesmo ano, com a denominação de Nova Hipona Terruaã. O rio Pauini, cuja denominação se estendeu ao município em referencia, é um dos principais afluentes do rio Purus.

Biblioteca virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: mar. 2012.