História da cidade de Coari

Brasão da cidade de CoariNesta página, você coariense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O primeiro núcleo de povoamento em território do atual município de Coari foi uma aldeia de índios, fundada em princípios do século XVIII pelo jesuíta alemão Samuel Fritz, com a denominação de Coari, por ficar à margem do lago desse nome. Coari, segundo o cônego Ulysses Pennafort, vem das palavras indígenas 'Coaya Cory', ou ''Huary-yu', que significam, respectivamente, 'rio do ouro' e 'rio dos deuses'. A denominação dada ao rio que banha o município estendeu-se ao lago em cuja margem fica a sede municipal e, posteriormente ao município. Habitavam primitivamente a região os índios Catauixis, Irijus, Jumas, Jurimauas e outros.

Coari (AM). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. 14 p. 140-145. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_14.pdf. Acesso em: ago. 2015.