História da cidade de Careiro

Brasão da cidade de CareiroNesta página, você careirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome do município originou-se da palavra Careiro que significa caminho do índio e está vinculado ao traçado do rio que o corta. Registra-se como primeiro morador da região, em 1870, o caboclo Francisco Ferreira, mais conhecido como Chico Macucu. Em 1877, parte dos retirantes nordestinos que chegavam à Manaus fixaram-se no Careiro, incrementando o povoamento da região. Os colonos foram sustentados pelo governo do estado durante seis meses, tendo antes recebido cada um seu lote de terra para trabalhar. Com o decorrer dos tempos Careiro e Cambixe encheram-se de habitantes, tornando-se a zona agropecuária do Amazonas.

Biblioteca virtual do Amazonas. 2012. Disponível em : www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: mar. 2012.