História da cidade de Boa Vista do Ramos

Brasão da cidade de Boa Vista do RamosNesta página, você boa-vistense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história do município se prende diretamente à de Maués. Em 1798 é fundada a Aldeia de Lusea. No decorrer da primeira metade do século XIX, a região é palco de sangrentos conflitos entre brancos e índios, sendo também afetada pela sedição dos cabanos. Quando, em 1850, é criada a Província do Amazonas, Lusea é um dos 14 municípios existentes. Destacando-se por seu progresso em 1892, tem seu nome mudado para Maués e em 1895, passa a ser sede de comarca. Podemos dizer que Boa Vista do Ramos, originou-se com as primeiras casas de palha, ainda no século passado, onde se destacava como líder principal, o Sr. Antero Roberto Pimentel, conhecido também como Antero Gaivota, comerciante, proprietário da casa comercial Boa Vista. Daí o nome que deu origem a Comunidade de Vila de Boa Vista. Já no início deste século ela adquiria conotação de povoado com a chegada das famílias de Bento Barroso Pinheiro dos Santos, Hermínio Rolim da Cruz, José Dinelly Pimentel e Graciliano Farias dos Santos.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: dez. 2011.